Com olhar atento para as oportunidades, duas amigas transformaram o sabor de casa em fonte de renda. Luana Castro e Raquel Wegner deixaram Santa Cruz do Sul, na Região Vale do Rio Pardo, para morar em Porto Alegre. Descendentes de alemães, tinham dificuldade de encontrar na capital a cuca, tradional na terra natal. Foi quando se prepararam para fazer da receita de família um negócio e entraram para as estatísticas dos empreendedorismo no Brasil.
As amigas não têm mais que 25 anos e são donas do próprio negócio desde 2011. As duas perceberam que a terra natal não era a única coisa que as unia.
“Sempre amamos as cucas da nossa cidade. Como nunca encontrávamos em Porto Alegre, começamos a trazer de lá. Muitos amigos e colegas pediam. Notamos que havia algo ali e fomos atrás da receita da família, aprimoramos com novos sabores. Começamos a vender e fomos crescendo”, diz Raquel, que hoje comanda com Luana a Cuca Haus, um bar-café especializado em cucas e na gastronomia alemã e seus sabores.
Por pouco mais de um ano o negócio funcionou dentro do apartamento delas. Hoje elas montaram a empresa, estão com um ponto fixo na cidade, trabalham de terças a sábados e vêm conquistando o estômago dos porto-alegrenses.
“Começamos a nos dedicar 100% para o negócio em 2011. Hoje já temos três pessoas na produção, mais um segurança e nós duas, que atendemos e cuidamos do balcão… Estamos felizes com o que temos”, comenta Raquel.