Panificadora em Pará de Minas completa 120 anos

junho 21, 2013
Panificação em Debate – com Emerson Amaral e Carolina Galdeano
junho 21, 2013

Panificadora em Pará de Minas completa 120 anos

Panificadora em Pará de Minas completa 120 anos

O português aventureiro Pedro Álvares Cabral em uma das suas viagens descobriu o Brasil em 1500. Mas outro português, José Gonçalves, que veio da cidade de Carrapatas, região nordeste de Portugal, e nem tão aventureiro assim, contudo fugindo de uma peste que assustava o país, descobriu Pará de Minas, cidade da região oeste do estado mineiro, no final do século XIX. Neste período, José Gonçalves se instalou ainda na nova cidade de Pará de Minas, que oficialmente tinha na época apenas 23 anos de fundação. Logo depois conheceu e casou-se na cidade com D. Laurinda Moreira Torres, e em setembro de 1893 abriu a sua padaria.

Com toda essa história, a panificadora Santo Antônio completa em 2013, 120 anos de existência e pode ser considerada uma das empresas mais antiga da cidade e também uma das mais antigas do Estado em atividade.

Segundo lembranças e conversas com familiares, Anna Cristina conta que a história começa com a chegada de José Gonçalves, que veio escondido em um navio porque havia uma peste em Portugal causando graves problemas no país. Primeira padaria.

Quando chegou, José Gonçalves foi se adaptando à cidade e casou-se com D. Laurinda Moreira, com quem teve quatro filhos. Com o passar dos anos ele realizou um desejo e abriu a sua padaria.

Antes de ter o nome atual, a padaria de José Gonçalves se chamava Flor Paraense. Só com seus sucessores ela passou a se chamar Padaria Santo Antônio, e hoje, com seu crescimento e modernização, se tornou Panificadora Santo Antônio.

O início desta histórica panificadora se deu tradicionalmente com a fabricação de pães artesanais, no forno à lenha. Mas, aos poucos, José Gonçalves, com o crescimento da padaria foi adquirindo maquinários, como por exemplo, um cilindro para auxiliar na produção. A partir daí, a padaria de Gonçalves começa também a produzir bolos e doces para festas e passa a contar com a ajuda da esposa e dos quatro filhos.

A segunda geração da padaria começa então com um dos filhos de José Gonçalves, Antônio Torres Costa, conhecido como Antônio Padeirinho, assumindo a padaria mais ou menos em 1922.  Padeirinho se casa com Maria em 1927 e começa a ajudar desde então e seguindo os passos do pai trabalhando dia e noite.

 

A terceira geração contou com a sequência de trabalho entre os filhos de Antônio Padeirinho, que foram os irmãos Edson Torres Costa, juntamente com Maria Constança Torres e Antônio de Pádua Torres entre os anos de 1947 até 1998. Aproximadamente em 2000 passam a assumir a empresa os filhos de Edson Torres Costa, sendo Anna Cristina, Letícia e Daniel Torres, iniciando assim à 4ª geração da família luso-brasileira na administração da panificadora.

A Padaria Hoje

 

A padaria foi se modernizando ao longo dos anos e hoje são oferecidos serviços de lanchonete, pães frescos de meia em meia hora, bolos, salgados, biscoitos, além de um atendimento personalizado e diferenciado prestado por toda a equipe.

Segundo Anna Cristina, a empresa está localizada num ponto nobre da cidade, sendo porta de entrada para vários bairros e de fácil acesso aos clientes.

Ainda não há registros oficiais de órgãos responsáveis, mas a padaria Santo Antônio pode ser considerada a mais antiga da cidade de Pará de Minas e uma das mais antigas de Minas Gerais em atividades.

 

Por: Wilton Martins