Padaria e Confeitaria – Entenda a relação

Curso metodologia Propan movimenta setor de Panificação em Macapá
maio 21, 2013
Abertas inscrições para a 2ª edição do Seminário Tecnológico de Panificação Norte-noroeste
maio 21, 2013

Padaria e Confeitaria – Entenda a relação

Padaria e Confeitaria – Entenda a relação

 

29/05/12

 

Mas muitas pessoas ainda confundem as funções e relação de padaria e confeitaria. Por isso viemos definir exatamente o que as difere.

 

Saiba que apesar de ser um setor estratégico e pouco trabalhado em algumas padarias, a confeitaria produz muito mais que bolos, tortas e doces. A relação padaria e confeitaria é a seguinte: ou a confeitaria faz parte da padaria, ou o estabelecimento funciona somente como confeitaria. Segunda a Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA, os produtos de confeitaria são os obtidos por cocção de massa preparada com farinhas, amidos, féculas e demais substâncias.

 

Na realidade, padaria e confeitaria é a combinação perfeita da criatividade, que pode ser mais exaltada na confeitaria realçando sabores e dando espaço para a inovação. A doceria da confeitaria deve abusar do paladar, do olfato e principalmente da visão, sentido mais responsável pelas vendas nas padarias e confeitarias.

 

Padaria e Confeitaria – Diferença dos Produtos

 

Em panificadoras e confeitarias, pode haver a dúvida ao redor do que é um produto panificado e o que é um produto confeitado. Na verdade, o que diferencia é a matéria-prima.  Os produtos panificados têm como matéria-prima a farinha, já os produtos de confeitaria têm uma vasta diversidade de ingredientes, ou seja, ele não tem uma base fixa. São exemplos: chocolates, leite, cremes, etc.

 

Pode-se afirmar que a confeitaria em uma padaria, apresenta grande impacto positivo no faturamento, já que o valor pago pelo quilo do produto é maior. Investindo em confeitaria, estimulando as vendas e incentivando o consumo dos confeitados é possível elevar o tíquete médio. Em outras palavras, o consumidor passa a gastar mais na padaria.

 

Lembre-se que para manter a qualidade da confeitaria, é preciso manter a qualidade dos funcionários.

 

 

FontePerfecta Curitiba