Seminário Apex-Brasil: Exportar é Inovar

Padaria Artesanal soma 12 mil pessoas capacitadas para o mercado de trabalho
março 21, 2013
J.Macêdo volta a atuar no setor de panificação
março 21, 2013

Seminário Apex-Brasil: Exportar é Inovar

Seminário Apex-Brasil: Exportar é Inovar

 

Acontece hoje, 11 de março, em São Paulo o “Seminário Apex-Brasil: Exportar é Inovar”, que tem o objetivo de apresentar às empresas do setor informações sobre as ações de promoção de exportações realizadas pela Apex-Brasil; e sobre como os empresários podem ter acesso aos serviços oferecidos pela Agência.

 

No evento a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Associação Brasileira das Indústrias de Equipamentos, Ingredientes e Acessórios para Alimentos (ABIEPAN) assinarão o novo convênio do Projeto Brazilian Bakery.

 

Por meio desse contrato serão investidos entre 2013 e 2015 cerca de R$ 5,9 milhões em ações de promoção para aumentar as exportações de equipamentos, acessórios, ingredientes, aditivos e insumos para panificação, confeitaria, gastronomia e também de cozinhas profissionais.

 

O novo convênio prevê a realização de ações de branding que definirão estratégia, linguagem e identidade visual da marca setorial, visando a um posicionamento consistente. Estão previstos também trabalhos de inteligência de mercado, capacitação e promoção e participação em feiras internacionais.

 

Programa de Avaliação de Conformidade para Máquinas de Panificação

 

No mesmo evento, a ABIEPAN assinará também um convênio de cooperação técnica e financeira com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) para o desenvolvimento de normas técnicas para a certificação de máquinas. O convênio prevê um Programa de Avaliação de Conformidade para Máquinas de Panificação, com ensaios em laboratórios e análises dos processos produtivos, que certificarão as máquinas por meio de um selo de conformidade do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

 

Instituto de Tecnologia de Alimentos

 

A ABIEPAN também formalizará um convênio de cooperação técnica com o Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL) com o objetivo de modernizar o laboratório de panificação do Instituto, por meio de doações de novos equipamentos, adequados às normas vigentes no país. Como contrapartida, o ITAL concederá às empresas doadoras o acesso prioritário aos seus laboratórios para o desenvolvimento de ingredientes e equipamentos. Além disso, serão desenvolvidos conteúdos técnicos e cursos.

 

Nova diretoria

 

Ainda durante o seminário será empossada a nova diretoria da ABIEPAN, que completa 25 anos de existência em 2013. Paulo Roberto Cavalcante, reeleito presidente, fará uma apresentação sobre as ações realizadas em seu mandato no período de 2011/2012 e sobre o planejamento estratégico da entidade para o próximo biênio.

 

Por: Bárbara Santos