Sabores de Goiânia no Seminário de Inovação no Setor de Panificação e Confeitaria

Em busca de inovações
dezembro 21, 2012
Programa “Mais Você” homenageia padarias de São Paulo
janeiro 1, 2013

Sabores de Goiânia no Seminário de Inovação no Setor de Panificação e Confeitaria

Sabores de Goiânia no Seminário de Inovação no Setor de Panificação e Confeitaria

 

Dentro da programação do Seminário de Inovação no Setor de Panificação e Confeitaria, que aconteceu ontem – 31 de janeiro 2013 – em Goiânia/GO foi oferecido um coffee break de boas vindas aos participantes. Os produtos escolhidos fazem parte do cardápio do Festival Sabores de Goiânia, que foi uma oportunidade de se divulgar ainda mais os produtos desenvolvidos exclusivamente para o Festival Sabores de Goiânia. Durante o lanche, os participantes do evento puderam apreciar receitas como brioches, quiches ou folhados elaborados com produtos típicos do cerrado.

 

Cerca de 60 pessoas estavam presentes no seminário, dentre elas empresários, representantes de instituições e sindicatos. O evento discutiu o desempenho e as tendências do setor em 2012; e os impactos da inovação tecnológica nas empresas de panificação e confeitaria.

 

Já o Festival Gastronômico Sabores de Goiás ocorreu entre os dias 19 e 29 de novembrode 2012, e teve a colaboração do ITPC na capacitação das empresas na gestão e estruturação de todo o evento, também com o apoio da Emulzint, que proporcionalizou um suporte técnico no desenvolvimento dos produtos.

 

O evento foi uma grande oportunidade para os clientes das padarias e confeitarias da região, receberem atendimento diferenciado, além de conhecerem o sabor e exclusividade das receitas preparadas para o festival. O objetivo era a criação de receitas com produtos típicos e regionais, de maneira que caracterizariam a cultura e a culinária local.

 

Utilizando-se de produtos típicos da região, tais como o pequi, semente de baru, gueroba e jatobá, foram desenvolvidas seis receitas diferentes que trazem em sua composição elementos típicos do cerrado, captando a essência da cultura regional.

 

Os produtos desenvolvidos foram:

 

  • Brioche do Cerrado: brioche recheado com pequi, berinjela, pimentões, cebola, abobrinha italiana e tomates.
  • Folhado com Jatobá: folhado com banana nanica e creme de jatobá.
  • Quiche Goiano: quiche com gueroba, linguiça toscana, lombo canadense defumado, peito de frango, cebola e tomates.
  • Brownie com Baru: brownie com castanha de baru torrada e cobertura de chocolate meio amargo.
  • Torta Folhada de Pamonha: torta folhada com ricota, nozes, uva passas, creme de milho e cobertura de farofa doce.
  • Tortinha de Chipa com Abóbora: tortinha de chipa, com queijo, abóbora japonesa, cebola, milho verde e catupiry.

 

Esses produtos continuam disponíveis nas lojas.