Como conhecer e monitorar a concorrência

Palestra do Propan na SUPERAGOS 20122
setembro 3, 2012
Ekoa Café
setembro 5, 2012

Como conhecer e monitorar a concorrência

03/09/12

 

 

Para montar uma estratégia de marketing eficiente, observar o mercado é fundamental.

 

É importante que a sua padaria se posicione, pelo menos, entre as três primeiras na preferência do consumidor.  Mas para isso, é fundamental sua área de influência e quais são os seus maiores concorrentes, saber o que o cliente pensa deles para poder agir de forma eficiente.

Para definir a sua área de atuação ou influência é necessário conhecer melhor o cliente que frequenta a sua loja, saber onde ele mora para, a partir dessa informação, demarcar uma área geográfica e focar as ações de marketing dentro desses limites.

Seus concorrentes também deverão estar dentro desse mapa e por meio de pesquisas é possível saber entre eles, quais os que estão na preferência do público local e quais as áreas concentram o maior número de clientes.

Essas informações são importantes para direcionar as ações de marketing e o monitoramento da concorrência, acompanhando sistematicamente os movimentos dos estabelecimentos que realmente se configuraram como atuantes na sua área de influência.

O Instituto ITPC desenvolveu artigo que mostra o passo-a-passo para montar uma estratégia de monitoramento da concorrência. Não deixe de ler.

 

 

Fonte: Portal Panificação Sebrae