Convênio ABIP/ITPC/SEBRAE, grandes fornecedores e SEBRAE/RN realizam eventos em Natal

Empreender é fazer pequenas apostas continuamente
junho 25, 2012
Convênio ABIP/ITPC/SEBRAE realiza Seminário Tecnológico na FIPAN 2012
junho 27, 2012

Convênio ABIP/ITPC/SEBRAE, grandes fornecedores e SEBRAE/RN realizam eventos em Natal

Encontros visam incentivar o Encadeamento Produtivo do setor de Panificação

 

Por Pollyanna Barros

 

26/06/12

Realizado no último dia 20 na cidade de Natal/RN, o I Encontro dos Panificadores da Grande Natal teve como foco a apresentação do projeto de Encadeamento Produtivo às padarias e confeitarias da região através do convênio firmado entre a ABIP/ITPC/SEBRAE. Foram aproximadamente 50 participantes dentre esses entidades e diversas empresas presentes como o SEBRAE/UF e SEBRAE/RN e fornecedores – Comercial do Trigo, Grande Moinho Cearense, Admix, Richs e SAF do Brasil. Anteriormente, houve uma articulação entre o convênio ABIP/ITPC/SEBRAE, o SEBRAE/RN e as empresas fornecedoras.

 

O Encadeamento Produtivo, uma das ações contempladas pelo convênio, tem o objetivo de estreitar os relacionamentos de cooperação que se estabelecem entre as micro e pequenas empresas do setor de Panificação e os grandes fornecedores. Através desse encadeamento são estabelecidas relações de cooperação entre as empresas, o que é interessante e atrativo para ambas as partes com a criação de novos negócios, além da melhoria nos investimentos.

 

Segundo o vice-presidente do Instituto Tecnológico ITPC, Emerson Amaral, o encontro buscou a adesão das empresas participantes ao projeto para ampliar o desenvolvimento da cadeia produtiva do setor de Panificação. Ao final, os fornecedores envolvidos no evento ofereceram um almoço aos presentes. Cada empresa recebeu ainda uma avaliação gratuita da situação atual que encontra o empreendimento perante o mercado de atuação.

 

Durante o evento foram trabalhados temas como a ampliação das potencialidades de mercado, a capacitação de gestores e equipes de trabalho, desenvolvimento tecnológico e melhor possibilidade de articulação das empresas com outros integrantes da cadeia produtiva do setor.

 

Com o mesmo propósito de articulação entre fornecedores e padarias e confeitarias, foi realizado o I Encontro Potiguar dos Panificadores no dia 21 de junho também em Natal/RN, envolvendo os fornecedores M. Dias Branco, Emulzint, Prática Technicook e a JG Distribuidora.

 

A realização do Encadeamento Produtivo resulta na elevação de venda de panificados e de conveniência, aumentando o mix de produtos, otimização dos processos produtivos e a redução das perdas e desperdícios, assim como o crescimento do consumo e o consequente aumento do faturamento das empresas. Além de todos esses resultados as empresas que aderem ao projeto ampliam as chances de enfrentar a competitividade frente ao mercado de Panificação e Confeitaria.