A proximidade de casa ou do trabalho e as promoções são os principais fatores que determinam a escolha do local
04/06/12
O consumo de pães tem aumentado entre os brasileiros. Com a inclusão de produtos elaborados com outras matérias-primas além do trigo (mandioca e milho, por exemplo), chega-se a 33,61 kg de pães por ano.
Esse comportamento mostra que as panificadoras devem se preparar para atender a demanda crescente do público, que é cada vez mais exigente. Pesquisas nos Estados Unidos indicam que:
77% dos consumidores preferem comprar alimentos prontos para consumo;
76% esquentam e comem;
65% preferem embalados para viagem;
64% preferem aqueles que não requerem utensílios;
33% preparam seus alimentos em casa. Destes, 50% gastam 30 minutos no preparo, mas gostariam de fazer isso em apenas 15 minutos.
E o que são as panificadoras senão modelos de loja que justamente comercializam esse tipo de produto, com a comodidade (para o consumidor) de estar próximo à sua casa?
Aliás, a questão da proximidade lidera os motivos pelos quais o consumidor prefere uma padaria à outra, como mostram as listas abaixo.
Fatores determinantes na escolha do local de compra:
Classe A/B
Proximidade de casa ou do trabalho; opções/variedades; promoções; produtos de boa qualidade; preços mais baixos; limpeza; espaço para estacionar; bom atendimento; cartão do estabelecimento.
Classe C
Proximidade de casa ou do trabalho; promoções; preços mais baixos; opções/variedades; produtos de boa qualidade; limpeza; bom atendimento; espaço para estacionar; cartão do estabelecimento.
Classe D/E
Proximidade de casa ou do trabalho; promoções; preços mas baixos; opções/variedades; produtos de boa qualidade; bom atendimento; limpeza; cartão do estabelecimento; espaço para estacionar.
A importância da proximidade
No mercado brasileiro, temos hoje a relação de uma indústria de Panificação para cada 3.550 habitantes, ou seja, é importante a proximidade entre as panificadoras e seus clientes, especialmente para suprir a exigência de consumo rápido do produto.
Fatores como qualidade, promoções e preços também estão entre as características responsáveis pela decisão de compra dos consumidores.
Os empresários do ramo devem aproveitar essa tendência, preparando-se com serviço qualificado para mediar a relação com o cliente.
Também são tendências do setor:
Modernização das indústrias;
Adoção de processos mais eficientes de fabricação;
Novas tecnologias;
Automatização e controle sobre a logística de produção;
Inclusão de produtos com maior valor agregado;
Informatização;
Investimentos em treinamentos.
Fonte: Sebrae Nacional; ABIP
Acesse a íntegra do documento: Estudo de tendências 2009/2017: panificação e confeitaria