Curso metodologia Propan movimenta setor de Panificação em Macapá

Decoração de restaurante – A primeira impressão é tudo!
maio 28, 2012
ITPC na Fipan 2012 – confira a programação
maio 31, 2012

Curso metodologia Propan movimenta setor de Panificação em Macapá

30/05/12

 

por Priscila Oliveira

Levar conhecimento e aprendizado, esta é a das principais motivações para a realização do Curso Intensivo Metodologia Propan em Macapá/AP. Com duração de uma semana, de 21 a 25 de maio, o evento foi realizado no auditório de Treinamento/Sebrae, em Macapá/AP.

 

Ministrado pelo consultor credenciado pelo Instituto Tecnológico ITPC, Lino Bianchini, o curso foi viabilizado pelo Convênio ABIP/ITPC/SEBRAE e contou com 37 participantes sendo que, aproximadamente, 20 deles eram empresários panificadores e, os demais, técnicos do SEBRAE e representantes de instituições parceiras desta entidade como: Senai, Sesi, Senac e a vigilância sanitária local.

 

O presidente o Instituto Tecnológico ITPC abriu o evento contextualizando o setor de Panificação a respeito de sua expansão e seus desafios. O consultor Bianchini deu sequência ao evento que abordou sobre conteúdos como: Administrativo/Financeiro, Gestão de pessoas, Gestão do ambiente, Gerência de produção, Padronização de processos e Desenvolvimento de novos produtos, Atendimento ao cliente e Marketing/Vendas. Com aulas teóricas e dinâmicas de grupo, os participantes puderam adquirir mais conhecimento. Ao final, eles receberam o certificado de conclusão do curso.

 

A gestora do projeto Panificação Competitiva do SEBRAE Amapá, Nelma Pires, falou da importância da iniciativa: “Muitas vezes o conhecimento do setor fica restrito somente ao SEBRAE e, qualquer ação mais efetiva que se deseja planejar, acaba se concentrando no SEBRAE. Daí a importância desta iniciativa: passar o que é o setor de Panificação, como ele tem crescido, como acontece o reposicionamento das empresas, por quê este movimento nacional e como os parceiros locais têm contribuído para o setor continuar avançando”, falou Nelma. A gestora, que também ajudou na organização do curso, acrescenta que ‘o curso foi excelente e teve participação efetiva de parceiros do projeto de Panificação aqui do estado, de técnicos do Sebrae e dos empresários, não todos, porque infelizmente a sala não dá para comportar muita gente. Tivemos 100% de satisfação dos participantes. Foi um momento ímpar para que eles pudesse se atualizar, nivelar informações e adquirir outras. Acima de tudo, foi um momento de energia dos empresários daqui. Nós do SEBRAE estamos satisfeitos com a oportunidade em estar sediando na região norte o curso com a metodologia Propan”.

 

Um dos participantes do curso, o proprietário da Panificadora Cristiane em Macapá, Luciano Lisboa, se disse satisfeito com o evento. “Achei muito bom o curso e tive um aproveitamento muito satisfatório. A didática é boa e atende aos empresários do setor. Meu interesse era o conteúdo administrativo/financeiro e fiquei satisfeito com o que foi passado” contou Lisboa. Desde o ano passado, a Panificadora Cristiane atua com projeto Propan junto ao ITPC e ao Sebrae.

 

Os participantes também estão em busca de informações que podem colocar em prática em seus negócios. “A gente tem aquela meta de melhorar nosso trabalho e para mim o curso foi muito bom, principalmente, no que diz respeito ao administrativo/financeiro, setor que eu tenho tido dificuldades mas, o consultor Lino passou várias dicas que pretendo colocar em prática e acho que poderá ajudar. Se trata de um curso que mexe com a gente, que nos motiva e nos faz buscar melhorias. Sempre participo das ações do setor em busca de qualificação para melhor os negócios” falou o proprietário da Padaria Carol, Aldarito Fernandes. O empresário investe no projeto Propan desde 2009.

 

Para a proprietária da Padaria Arco-Íris, Rosimara Batista, o curso deveria se estender por mais uma semana. “O curso foi muito produtivo. Gostei muito e me identifiquei com a abordagem sobre gestão de pessoas mas, acho que poderia ser mais de uma semana de curso, foi muito bom. O ministrador do curso estava muito preparado e soube nos passar todo o conteúdo. Quero investir na minha padaria e este foi o primeiro passo”, contou Rosimara.

 

O próximo Curso Intensivo Metodologia Propan, previstos pelo Convênio, será no Paraná, de 06 a 10 de agosto deste ano.