23/05/12
Os empresários do ramo da panificação sejam de grandes ou de micro empresas precisam sempre estar atentos com os obstáculos e em dicas de como administrara uma padaria. Interessante que muitos dos empresários deste setor só se preocupam com esta questão, quando seu negócio está prestes a falir ou perdendo clientes exponencialmente.
Em cartilha da Abip (Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria), são listados os cuidados de como administrar a padaria. Segundo Márcio Rodrigues, consultor do setor de panificação, “o fechamento de uma padaria não se dá por acaso e nem por causas de azar, mas sim por decisões equivocadas que levam ao insucesso e este ao fechamento”.
Assim, é necessário saber mais sobre como administrar uma padaria. Estudos, produtos e tendências do setor permitem o entendimento de processos, que por sua vez, permitem o entendimento de direcionamento de investimentos. Não há fórmula mágica de como administrar uma padaria. O que há é revisão das estratégias elaboradas para a padaria.
5 focos para administrar uma padaria
Para administrar uma padaria, o empresário panificador deve atuar em cinco áreas de foco:
Localização e perfil: Para ser um exemplo de como administrar uma padaria, deve-se fazer um mapeamento do mercado para traçar o perfil dos clientes que trabalham, residem e convivem entorno da padaria. Assim, se detecta necessidades e desejos dos clientes;
Layout da loja: Este é um ponto que muita vezes está aquém da tarefa de administrar a padaria. Mas como é preciso manutenção de espaço, saiba que o layout deve privilegiar o fluxo de clientes por meio de departamentos bem distribuídos que deixem todos os produtos à vista. Para aumentar o faturamento da padaria, deixe produtos estratégicos em exibição com os de maior valor agregado;
Excelência no atendimento: Este é o ponto crucial de como administrar uma padaria. O atendimento bem executado com colaboradores bem treinados, sorriso no rosto, cumprimentos e cordialidade tende a aumentar as vendas e recomendações. Lembre-se que os clientes bem atendidos, acabam retornando.
Degustação: A melhor e mais barata arma do panificador ao administrar uma padaria é a degustação. Ao contrário do que pensam muitos panificadores, a degustação não é perda de vendas e/oi desperdício. Ela gera satisfação nos clientes, que se sentem valorizados.
Controles: Ao se administrar uma padaria é importante saber que é por meio dos controles que se acompanha o desempenho das coisas. O panificador deve apurar todos os custos e estabelecer indicadores de desempenho como, por exemplo, vendas, resultado operacional, sobras e mais.
Fonte: Perfecta Curitiba
________________________________________
O Instituto ITPC auxilia os empresários do setor a administrar seu empreendimento da melhor maneira possível. Entre em contato pelo e-mail: itpc@institutoitpc.org.br para mais informações.