25/11/2011
por Priscila Oliveira
Com o auditório lotado, as palestras do Propan foram as grandes atrações do CONGREPAN 2011
Sempre com o intuito de orientar e colocar em discussão desafios e oportunidades do setor as Palestras do Programa de Desenvolvimento da Alimentação, Confeitaria e Panificação – PROPAN mais uma vez tiveram participação expressiva. O auditório do XXIX Congresso Brasileiro da Indústria da Panificação e Confeitaria – CONGREPAN esteve lotado de empresários panificadores e demais profissionais do setor para prestigiar a palestras do Propan que aconteceram nos dias 26 e 27 de outubro.
Mais uma vez, o Propan levou conhecimento e inovação aos participantes através de seus consultores, credenciados junto ao Instituto Tecnológico ITPC, e que atuam com o programa. As palestras buscam gerar melhorias empresariais, instruir sobre como aproveitar as oportunidades de crescimento e estimular a percepção de tendências e novas possibilidades no mercado. É o momento em que o CONGREPAN convida o participante a repensar o setor, com a possibilidade de esclarecer dúvidas com profissionais que entendem do assunto.
Presidente do Instituto Tecnológico ITPC e consultor do Propan, Márcio Rodrigues, falou sobre ‘Atração e retenção de talentos na Panificação’, um dos maiores desafios do setor de Panificação na atualidade. Em relação ao ciclo de palestras, Márcio acredita que elas mostram a importância da busca constante por atualização quanto à administração contemporânea e eficiência dos processos produtivos, principalmente. Além de expor um pouco do trabalho que o ITPC realiza através do Propan junto às empresas de Panificação e Alimentação, em geral.
O vice-presidente do ITPC e consultor do Propan, Emerson Amaral, colocou em discussão a área de atendimento ao cliente e destacou a possibilidade de construir uma equipe de vendas de alta performance. “Todos os empresários gostariam de ter um ‘dream team’de vendas, mas poucos criam estrutura para tal. Na palestra, destaco os processos para estruturação de uma boa equipe, além das ferramentas de acompanhamento de desempenho e ações estratégicas para potencializar o resultado de vendas. O sucesso no atendimento ao cliente vai além da simpatia e cortesia. Ele surge da continuidade de rotinas operacionais e a minimização de rupturas de mercadorias”, conta Emerson.
Em mais um tema sobre equipes, buscando um novo olhar sobre a formação do grupo, a consultora do Propan Gilda Lima abordou a empresa como responsável por direcionar as ações de todos os colaboradores.
Complementando a abordagem sobre equipe, o consultor do Propan Lino Bianchini, fala de forma generalizada sobre equipes, resultados e indicadores de motivação. Segundo Lino, é preciso fazer uma breve avaliação de como o líder da pequena empresa está hoje. Pensar sobre o comportamento e estruturar uma reflexão sobre atitudes e comportamentos para formar uma equipe duradoura, voltada para resultados, não só financeiros”.
A consultora do Propan que atua na região de São Paulo, Luisa Mandetta, explanou sobre a importância do congelamento como garantia de produtividade, qualidade e inovação nas empresas de Panificação. “Para o panificador preocupado com as tendências é importantíssimo ter conhecimento sobre essa técnica que ajuda diretamente no crescimento da empresa e aumento de produtividade. Porém, para obter o máximo de vantagens dessa tecnologia é necessário adquirir conhecimento técnico sobre a implantação, conhecer os equipamentos necessários, enfim, investir em conhecimento para garantir resultados”, argumenta Luisa que convida a todos a participarem das palestras do Propan.
Sobre como enfrentar o avanço dos concorrentes, o consultor do Propan Cláudio Schneider, falou que o momento é de reinvenção do setor e a necessidade das empresas tornarem-se cada vez mais competitiva em um mercado em franco desenvolvimento. Já a consultora Flavianna Lima abordou sobre as tecnologias e os impactos que elas podem causar nos processos produtivos e falou da importância de usar as novas ferramentas para tornar a produção mais eficiente.
Nesse espaço de informação e discussão, os consultores buscaram orientar ao participantes quanto ao planejamento, organização, controle dos negócios, incentivando à busca pela excelência na administração, eficiência nos processos e em um atendimento de qualidade. Informações imprescindíveis que auxiliam os empreendedores da Panificação na gerência dos negócios.
“A discussão de um tema como este no Congresso é de extrema importância em um cenário onde a produtividade é uma questão indispensável para o sucesso no resultado sobre as vendas”, falou Amaral
Para Bianchini, “tratar destas discussões num momento de pleno emprego, em que a inteligência das maiores e melhores empresas dos segmentos de Panificação e Confeitaria se reúnem, e estar a frente, fazendo dos empresários participantes líderes de empresas de vanguarda. Penso que é, sem dúvida nenhuma, estar vivenciando inovações e tendências globais”.
As palestras dos consultores do Propan no CONGREPAN podem ser encontradas no site do Propan (www.propan.com.br), no link ‘Palestras Congrepan’.
Clinícas Tecnológicas
Muito valorizadas e aguardadas entre os profissionais do setor, as Clínicas tecnológicas também estiveram o presentes no XXIX CONGREPAN nos dias 26 e 27 de outubro. A Clínicas foram uma realização do Instituto Tecnológico ITPC e do Sebrae, através dos consultores credenciados pelo ITPC e pelo Propan. Evento consolidado, é um dos mais procurados em feiras, congressos e demais eventos do setor, reunindo grupos de até 20 participantes por sala. Direcionadas aos empresários, colaboradores e leigos que desejam mais informações sobre o negócio, elas são um espaço para discussão e troca de experiências numa mesma área de interesse. Os temas abordados geralmente mesclam assuntos relacionados às áreas: operacional e de gestão. O objetivo é sempre proporcionar novas perspectivas aos participantes, ampliar o conhecimento e despertar nos participantes a importância de se trabalhar em busca de crescimento e melhores resultados.
Confira os assuntos que os consultores do Propan abordaram nas clínicas:
Clínica Tecnológica I – “Estudo de indicadores para planejamento e definição de metas”- Luiz Brandão
Clínica Tecnológica II – “Corrigindo processos internos – uma abordagem através da formação de equipe” – Gilda Lima
Outra grande atração foi o Painel de Debates do CONGREPAN, que aconteceu no dia 27 com o tema “Inovação, Tecnologia e Desafios na Panificação”. Entre as palestras destaque para a “Inovação e Tecnologia na Panificação – Processos, Produtividade, Custos, Layout, Congelamento” com o presidente do Instituto Tecnológico ITPC, com Márcio Rodrigues e “Como aplicar os conceitos de Inovação e Tecnologia na Panificação” com o consultor do Sebrae, Osvaldo Cesar Brotto e, “Inovação e Tecnologia” com o professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Hélio Gomes de Carvalho.
Fotos: Priscila Oliveira