22/11/2011
por Priscila Oliveira
Encarte sobre o “Painel do mercado de Panificação e Confeitaria” e a ferramenta de classificação dos estágios das empresas deste setor foram os destaques do “Encontro de Coordenadores e Parceiros da Carteira de Segmento de Panificação, realizados nos dias 27 e 28 de outubro durante o XXIX CONGREPAN, em Foz do Iguaçu/PR.
Os coordenadores e técnicos do SEBRAE de 16 estados brasileiros se reuniram para discutir ações relacionadas ao segmento da Panificação. O Encontro foi realizado com o objetivo de ampliar e potencializar a ação do SEBRAE no setor de Panificação, compartilhando informações que podem enriquecer os projetos e, assim, beneficiar o segmento em todos os estados. Nesse sentido, os SEBRAE/UF se atualiza sobre as ferramentas disponíveis para as ações que executam em seus estados.
A analista técnica da UACIN do SEBRAE Nacional, Regina Diniz, foi a responsável pela abertura do encontro. O presidente do Instituto Tecnológico ITPC, Márcio Rodrigues, apresentou o novo encarte técnico elaborado dentro do Convênio ABIP/ITPC/SEBRAE e, em seguida, proferiu palestra sobre “Atualização do setor”. Durante a palestra, Márcio Rodrigues, falou sobre o mercado atual e os novos rumos da Panificação, destacando o grande investimento que os supermercados estão fazendo em padarias, além de pontuar os desafios e as oportunidades que surgem a todo momento neste setor.
Sobre a planilha que vai identificar o estágio da empresa, Regina fala que “Você (dirigindo-se aos SEBRAE/UF) terá uma segmentação das empresas que permitirá proporcionar a elas um tratamento especial para cada tipo de empresa e de acordo com a situação em que ela se encontra. O olhar do SEBRAE nacional é Brasil, e lida com disparidades regionais e locais, empresas formais e informais”. Representante do SEBRAE/PB, Cláudio Soares apresentou ainda o projeto Agente Local da Inovação- ALI e sua aplicação nos estados.
A analista técnica do SEBRAE no Espírito Santo, Carla Tardiani, recebeu uma placa de homenagem para celebrar a relevância do trabalho realizado no estado capixaba. Em parceria com o Propan, executado pelo Instituto Tecnológico ITPC, o SEBRAE atendeu 298 empresas em 2010 e 240 empresas participaram desde trabalho em 2011. A meta é realizar 500 atendimentos até 2015 neste estado.
O Encontro foi enriquecido com a troca de informações sobre os projetos realizados em cada estado, esclarecimento de dúvidas e sugestões entre os participantes.
Texto publicado no informativo eletrônico Panificação em Rede em 09/11/2011.
Fotos: Priscila Oliveira e Renato Alves