Confeitaria: diferencial na elaboração de sobremesas

Site de quadro do Sebrae no Fantástico dá dicas de gestão
novembro 17, 2011
Padarias se capacitam para vender para o governo
novembro 18, 2011

Confeitaria: diferencial na elaboração de sobremesas

17/11/2011

 

por Priscila Oliveira

 

Quem nunca foi a um restaurante pensando, além do prato principal, degustar uma bela sobremesa para finalizar a refeição? Este é um adicional de serviço que contribui para o bom atendimento e uma oportunidade para agregar valor à marca do restaurante e fazer do prazer da alimentação um momento único para o cliente.

 

As empresas de Panificação podem contribuir muito para ampliar os serviços prestados pelos restaurantes. Com uma parceria entre restaurantes e padarias, podem-se oferecer produtos diferenciados, principalmente nesses dias de consumidores mais exigentes, atentos e à procura de novidade. No caso de uma parceria como essa, é preciso que, de um lado a padaria conte com bons profissionais na área de confeitados, com um sistema e técnicas de congelamento de produtos atualizados e, de outro, o restaurante que deverá ter uma estrutura que possibilite conservar o produto em excelente estado, mantendo sua qualidade e vida útil. No restaurante, a sobremesa seria finalizada, exigindo também criatividade do profissional em relação ao acabamento do produto.

 

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa, define como produtos de confeitaria “aqueles obtidos por cocção adequada de massa preparada com farinha, amidos, féculas e outras substâncias alimentícias, doces ou salgados, recheados ou não”. A confeitaria vem a ser a combinação perfeita de criatividade, sabor e inovação. Seus produtos abusam não só do paladar e olfato, também visão, um dos sentidos principais para garantir as vendas.

 

Mas, para um bom trabalho de confeitaria, é importante uma seleção adequada e o treinamento dos profissionais escolhidos. É um serviço que requer habilidades diferenciadas para se obter bons resultados nos produtos.

 

A confeitaria tem foco voltado para os detalhes, o sabor e a exclusividade. Para que isso aconteça de modo satisfatório é preciso encontrar o funcionário ideal que tem por características ser minucioso, detalhista, paciente, cuidadoso e, principalmente, criativo (para elaborar produtos diferenciados e desenvolver excelentes combinações de sabores). Esse perfil está diretamente relacionado ao trabalho e reflete no resultado final.

 

A matéria-prima é um fator determinante na qualidade dos produtos usados como sobremesa. Por serem mais delicados, é preciso que os ingredientes sejam de alta qualidade, limpos, sem indícios de fermentação e em perfeito estado de conservação. Por isso, se o restaurante não puder contar com um profissional habilidoso, a melhor opção realmente seria o trabalho em parceria com alguma padaria que ofereça esse serviço, tenha excelência na fabricação e reconhecimento no mercado.

 

O apelo de vendas da sobremesa está muito ligado à aparência do produto oferecido. Por isso, é imprescindível investir no visual do produto, preocupar-se com o acabamento, aspecto exterior para conquistar o cliente, primeiramente, pelos olhos e, em seguida, pelo saber e qualidade da iguaria.

 

Em entrevista, o belga Lionel Verstraelen, confeiteiro com experiência em instrutoria, dá algumas dicas sobre o trabalho com a confeitaria:

 

  • Não dê chances para a imitação. O consumidor tem que sentir que o produto é especial. É importante que o confeiteiro ofereça produtos que o consumidor não saiba como fazer e não tenha equipamentos que permitam a imitação. Isso possibilita ao produto a oferta diferenciada, uma razão a mais para comprar, criando um encantamento em torno dele;
  • Formação técnica. Até a criatividade pode ser aprendida. Algumas pessoas vão ter mais facilidade e outras menos, o que vai contar é o quanto ela aprendeu da tecnologia para saber como vai melhorar produtos já existentes, criar novas receitas e etc. Só a tecnologia vai ensinar ao profissional quais produtos são usados, por que e como devem ser utilizados;
  • Para quem investe em sobremesas de chocolate, por exemplo, deve-se montar um espaço refrigerado, com ambiente otimizado para o chocolate (temperatura entre 19°C e 21°C), espaço para armazenamento correto dessa matéria-prima (temperatura entre 16°C e 18°C). Tudo para manter o produto sempre fresquinho e em perfeitas condições de ser utilizado nas mais variadas receitas.

 

A principal vantagem do investimento em produtos de confeitaria, em sobremesas diferenciadas, esta no alto valor agregado que eles possuem. Fator que reflete na elevação do tíquete médio, no aumento do faturamento da empresa e, ainda, na lucratividade por funcionário.

 

A oferta desse tipo de serviço, pode-se afirmar, apresenta impacto positivo no faturamento. Por isso, vale o investimento em produtos confeitados. O estabelecimento só tende a ganhar com a oferta desse serviço, tanto na fidelização de clientes como na conquista de novos.