ITPC e Casa Mariava: parceira para uma reconstrução

Participe do Seminário Estadual da Panificação e Confeitaria no RS
novembro 10, 2011
Pãozinho Requintado
novembro 14, 2011

ITPC e Casa Mariava: parceira para uma reconstrução

Ana Amélia e César Rigotto se dizem satisfeitos com o investimento para a reinvenção da Casa
Ana Amélia e César Rigotto se dizem satisfeitos com o investimento para a reinvenção da Casa

11/11/2011

 

por Priscila Oliveira

 

Situada na região central de Belo Horizonte/MG, um local bastante movimentado, a Casa Mariava está no mercado há mais de 50 anos, os proprietários são IIdeu Fernandes e sua esposa Rosa Rigotto. A loja é comandada pelos filhos do casal: Ana Amélia, César e Fabiano Rigotto Fernandes, responsáveis pelo setor de produção, área comercial e administrativo, respectivamente.

 

Mesmo com a tradição de anos no setor de Panificação e com um público cativo, os proprietários da padaria perceberam que era o momento de a Casa Mariava se reinventar e ser ainda mais competitiva no mercado. Para isso, foi preciso fechar a loja por 12 meses para uma grande reforma estrutural e administrativa. Para essa transformação, a Casa contou com o Instituto Tecnológico ITPC por meio do Programa de Desenvolvimento da Alimentação, Confeitaria e Alimentação – Propan.

 

O programa auxiliou a Casa Mariava na reestruturação administrativa, na organização da loja, na montagem do organograma, orientação nos processos produtivos, atendimento, no posicionamento dos atendentes, na distribuição de tarefas destes, na contratação. Tudo por meio de consultorias e treinamentos de gerentes e funcionários. “Tivemos conhecimento do Propan pela Internet, depois entramos em contato com a Isabel Saraiva, assessora da área de Panificação do Sebrae que foi quem nos apresentou para o programa. Desde então, temos uma excelente ajuda do Propan desde o início da reforma. Por orientação do programa, aumentamos o mix de produtos, unificamos nosso atendimento no balcão, fazemos os cursos que o programa oferece, participamos de feiras e palestras. Investimos para conseguirmos fazer uma administração moderna e ser realmente uma padaria de referência incomparável aqui no centro da cidade” expõe Ana Amélia.

 

A reforma está concluída e o Propan continua como parceiro da Casa Mariava. A loja foi reaberta no dia 04 de agosto deste ano e funciona das 06h às 22h, de segunda a sábado. César fala que devido a reforma ter se estendido por muito tempo, o momento é de trabalhar para reconquistar os clientes através de um novo sistema de atendimento, autosserviço completo. “Vamos continuar com o Propan para a realização de um estudo de mercado e das tendências do setor, realização de diagnóstico para definir melhor nossas diretrizes e também investir em consultoria que nos oriente quanto à perdas e desperdícios, atualmente iniciamos consultoria no setor financeiro ”, conta César.

 

Com mais de sete anos de atuação no mercado de Alimentação, principalmente, Panificação e Confeitaria, o Instituto ITPC já atendeu a mais de 6 mil organizações e promoveu a capacitação demais de 110 mil pessoas por meio do Propan.

 

“Acho que o Propan é muito importante. Temos alguém que já estudou, organizou tudo em planilhas e que pode nos assessorar. Não há a necessidade de construir um conhecimento sobre como administrar uma padaria, o Propan já nos oferece isso. Recebemos um conhecimento sólido e bem trabalhado. Com isso temos segurança para eliminar erros. Aprendemos a trabalhar corretamente. O Propan construiu a ciência da administração de uma padaria”, conclui Ana Amélia.

 

Foto: Jonathas Velasque