Visitas técnicas internacionais são sucesso no CONGREPAN 2011

Palestra Conservação de Panetones com Kenzi Hayashida
novembro 9, 2011
Participe do Seminário Estadual da Panificação e Confeitaria no RS
novembro 10, 2011

Visitas técnicas internacionais são sucesso no CONGREPAN 2011

09/11/2011

 

por Priscila Oliveira

 

Padarias de Foz do Iguaçu e Puerto Iguazu receberam congressistas

 

Conhecer novos conceitos! Foi este o motivo que levou mais de 200 pessoas a participarem das visitas técnicas às padarias Queijo e Cia em Foz do Iguaçu/PR e duas unidades da Panaderia Confitería El Arbol Real em Puerto Iguazu na Argentina. Entre os dias 26 e 28 de outubro, durante o XXIX Congresso Brasileiro da Indústria de Panificação e Confeitaria – CONGREPAN realizado em Foz do Iguaçu/PR.

 

A procura pelas visitas técnicas com os consultores do Programa de Desenvolvimento da Alimentação, Confeitaria e Panificação – Propan superaram as expectativas. Foi necessário contratar mais meios de transportes para atender a intensa demanda de interessados. As padarias visitadas receberam os congressistas por se destacarem na excelência da loja, como a correta organização e exposição dos produtos, e também pelo grande número de ofertas.

 

Queijo e Cia (Foz do Iguaçu/PR)

 

Exemplo em conceito de loja, com boa exposição e oferta de produtos, a empresa aproveita bem todas as necessidades de consumo dos clientes, do café da manhã, passando pelo almoço, happy hour e jantar. A padaria “oferece lanches e trabalha com a vendas de produtos importados, com alto valor agregado, o que contribui bastante para o aumento do tíquete médio da empresa que hoje chega a R$12,80”, informa a consultora Propan, Adriane Fabrício, que guiou vários grupos.

 

Com 30 funcionários, a loja possui 223 m² e a área de produção 200m². De acordo com os proprietários, haverá uma reestruturação na padaria e o espaço passará a ter 523 m², um aumento de 100 m².

 

Panaderia El Arbol Real (Argentina)

 

Quanto às lojas argentinas da Panaderia El Arbol Real se destacam, principalmente, pelo grande número de ofertas de produtos em um pequeno espaço. “Percebe-se que eles aproveitam bem cada cantinho da loja”, afirma Adriane. A Panaderia Confiterfa El Arbol Real é a matriz e a central de produção, responsável por abastecer, além da filial, 85 hotéis e um restaurante. “A central funciona 24h, porque na Argentina é muito forte essa questão da alimentação, por existir o hábito noturno de se alimentar. Como todo o comércio funciona à noite, quando as pessoas deixam o trabalho, por volta das 22h, procuram as padarias e restaurantes para se alimentarem. Há também um intenso movimento de turistas, que antes de conhecer os famosos cassinos optam por jantar nas padarias antes”, conta Adriane.

 

A matriz da padaria é destaque na exposição dos produtos, check-out e espaço para conveniência. Possui uma adega rica em opções, seu mix de serviços inclui sorvetes, cafeteria, dentre outros. Já a filial da Panaderia e Cafeteria El Arbol Real, foi inaugurada há apenas cinco meses. “Eles precisam apenas adequar a reposição dos produtos da matriz para a filial, que ocorrem várias vezes ao longo do dia. Entretanto, apresentam uma excelente exposição de produtos, aproveitando todo o espaço disponível com amplo mix de produto” analisa a consultora Adriane. Apesar de sua matriz funcionar 24h, a filial atende em horário comercial.

 

Sucesso de público

 

A novidade das visitas técnicas desta edição do Congrepan ficou por conta da apresentação de padarias internacionais. Os congressistas aprovaram e marcaram presença, com sucesso de público e lista de espera para as visitações. “Acho muito legal as visitas técnicas, conhecemos novos conceitos e nos dá muita idéia do que podemos agregar em nosso negócio, inovar” afirma a empresária da Panificadora Antonelo de Corbélia/PR, Maria Regina.

Presente nas edições do CONGREPAN desde o ano de 1997, o proprietário da Padaria Estrela Branca, de Juiz de Fora/MG, José Leocádio fala sobre a importância de conhecer outras padarias. “Acho essas visitas muito importantes para que a gente compare um pouco com o que fazemos em nossas padarias. Aprendemos um pouco sobre a forma como os outros fazem e isso é muito bom. O que mais me chamou a atenção foi a produção da Panaderia, a organização que eles têm”, conta Leocádio.

 

Fotos: Priscila Oliveira