Crescimento do setor de Panificação atrai novos profissionais

Direto do forno
outubro 9, 2011
Sebrae completa 39 anos
outubro 11, 2011

Crescimento do setor de Panificação atrai novos profissionais

10/10/11

 

por Priscila Oliveira

 

O aumento do mix de produtos ofertado pelas padarias, a disseminação do food service e as novas formas de gerir os negócios são os responsáveis pela constante expansão do setor de Panificação e Confeitaria. De acordo com dados do Instituto Tecnológico ITPC, a alimentação fora do lar foi responsável por 60% do crescimento desse setor no país, em 2010.

 

As padarias brasileiras superaram as dificuldades, se reinventaram e investiram em capacitação. O resultado? Muitas delas, já são reconhecidas como verdadeiros centros gastronômicos. Com isso, profissionais de outros ramos se sentem atraídos a atuar nesse setor. Padeiros e confeiteiros ganharam fortes concorrentes: os gourmets.

 

Um exemplo do interesse desses novos profissionais é o goumert Gonzalo Sfeir. Uruguaio, está no Brasil há 35 anos, há quatro reside em Belo Horizonte/MG, sendo 25 anos de dedicação à gastronomia.

 

Gourmet com experiência em bares, restaurantes, pizzarias e lanchonetes, Gonzalo nos conta que nos últimos quatro anos, se encantou pela Panificação. “Participando das palestras do Márcio Rodrigues em busca de informações e troca de experiências, conheci todo mercado de Panificação de Belo Horizonte”, disse o profissional. Ele diz ainda que passou por todos os estágios. “Fui empregado, proprietário de restaurante e bares de praia em várias localidades brasileiras como Arraial d’ajuda/BA, Ubatuba/SP. Tive empreendimentos na minha terra natal, o Uruguai, e também no Paraguai. Até hoje, por onde passo, faço minhas consultorias, me apresento como consultor devido à boa experiência que tenho” disse o gastrônomo.

 

Mesmo com o trabalho que realiza através de consultorias, Gonzalo gosta mesmo é de ser reconhecido como padeiro e explica: “A gastronomia hoje em dia ganhou um glamour em cima do chef. Sofisticou-se tanto, aburguesou-se tanto a palavra, o que não é ruim, mas eu gosto mesmo é de dizer que sou padeiro. A padaria artesanal me atrai e gosto de colocar a mão na massa por acreditar que isso faz uma grande diferença para o paladar de quem degusta o produto”.

 

A busca por capacitação levou Gonzalo a participar do o Curso de Formação de Multiplicadores da Márcio Rodrigues & Associados. “Há muito eu já conhecia o Propan e o trabalho realizado pelo programa. O curso é muito bom, mas por ser em um curto espaço de tempo, pode dificultar a assimilação do conteúdo, acho que deveria ser um pouco mais extenso, talvez uma semana a mais. As aulas servem de reciclagem, é o tipo de curso que a cada dois anos os profissionais do setor de Alimentação, Panificação e Confeitaria devem fazer para se atualizarem”, expõe Gonzalo.

 

De acordo com o gourmet, o aprendizado adquirido no curso será solidificado na medida em que se alia teoria e prática. “É um conhecimento que a gente adquire e vai aplicando diariamente. Imprevistos aparecem no caminho e é preciso saber colocar o conhecimento em prática e saber lidar com eles”, finaliza o uruguaio.

 

Em um momento em que o grande desafio do setor está em reter e atrair talentos, saber que profissionais de outros segmentos estão interessado na Panificação é uma boa notícia. Pode ser mais uma oportunidade para as empresas incrementarem suas receitas, ampliarem o mix de produtos e se tornarem mais competitiva no mercado.