Bom momento do mercado de pães estimula empreendedores

Encontro Empresarial em Ribeirão Preto/SP
maio 22, 2015
Seminário do Pão Francês em Natal
junho 22, 2015

Bom momento do mercado de pães estimula empreendedores

Bom momento do mercado de pães estimula empreendedores

Levantamento mostra que setor cresceu cerca de 8% apenas em 2014.Entrega a domicílio e drive thru são algumas apostas

por G1 Sul de Minas

11/06/2015

“Nosso principal produto é o tempo”, diz o empresário Tom Ricetti, que há três anos decidiu apostar em um setor que vem se mostrando promissor no mercado brasileiro, o da panificação. Em Poços de Caldas (MG), a criatividade marca quem entra para esse segmento. Ricetti, por exemplo, é dono de um drive thru para vendas de pães: o cliente estaciona o carro e recebe os produtos na hora.

Já o autônomo Edinei Gomes Teixeira chega a tirar R$ 2 mil por mês só com a revenda de porta em porta de delícias para o café da manhã. “Tem uma pessoa que está indo pra roça, pega de 10, 20 pãezinhos para levar. Eu tenho que voltar para a padaria e encher o carrinho de novo. É um sucesso”, garante Teixeira, que percorre cerca de 8 km por dia com o carrinho cheio de pães, roscas e outras delícias para o café da manhã.

Mercado que cresce

De acordo com o Instituto Tecnológico de Panificação e Confeitaria (ITPC) e a asssociação brasileira do setor, Abip, as empresas de panificação cresceram em média 8% em 2014, com um faturamento de R$ 82,5 bilhões.  O valor corresponde a uma alta de 45,5% no total arrecadado entre 2010 e 2014. Ao todo, são 850 mil empregos gerados no país.

De olho nesse mercado, Juliana Dias Camilo trocou o o emprego em uma concessionária pelo microempreendedorismo. Com R$ 25 mil, ela abriu uma pequena padaria no bairro onde mora. “Como meu marido é padeiro e já estava na área, a gente optou por investir nesse ramo”, conta.

A estratégia de valorizar o consumidor local parece ter dado certo. “Assim eu não preciso  ir ao Centro. É mais confortável”, diz a dona de casa Márcia Pinheiros.