Consumidores lançam tendências de confeitaria

Caldos, molhos e fundos
junho 5, 2012
Marketing em padaria – Uma nova estratégia! 08/06/12 Em um setor cada vez mais competitivo, a busca pela diferenciação faz com que muitas padarias e confeitarias invistam no marketing – uma maneira de dar visibilidade ao estabelecimento. Porém, o marketing em padaria pode apresentar inúmeras formas. Falamos aqui no blog sobre como atrair clientes e explicamos sobre a importância do marketing online para a padaria. Porém, existe uma nova ação de marketing em padaria que é simples, fácil, barata e pode dar muito certo. Veja! Marketing padaria – Degustação de produtos Você já deve ter visto em supermercados aquelas pessoas servindo gratuitamente algum tipo de produto. Café, chá, suco, biscoito… E, por que não, pão? Isso mesmo, a degustação de produtos – principalmente alimentos – é uma ótima estratégia de marketing em padaria. Ao contrário do que possa estar imaginando, oferecer uma degustação de alimentos no seu estabelecimento pode sair quase de graça. Por exemplo: que tal aproveitar aquela massa de pão que sobrou da fornada da manhã e fazer pequenos pãezinhos e oferecê-los gratuitamente aos fregueses no período vespertino? É uma atitude simples, porém, demonstra generosidade, carinho e atenção com o próximo. Pode ser o diferencial que você está procurando, não acha? É claro que por trás da “generosidade” existe mesmo é uma inteligente ação de marketing em padaria. Afinal, se aquele minipão de queijo estiver delicioso é claro que o cliente vai querer levar muitos desses para casa. Essa estratégia de marketing em padarias de grande porte pode ser ainda melhor. Dispor os alimentos em pontos estratégicos do estabelecimento, variar o tipo de produto todos os dias… Sempre, claro, com qualidade e sabor. Esse é o segredo dessa ação de marketing em padaria! Fonte: Perfecta Curitiba
junho 8, 2012

Consumidores lançam tendências de confeitaria

Pesquisas mostram o aumento do número de casais sem filhos e de pessoas que moram sozinhas, o que gera um aumento na procura por porções menores

06/06/12

 

O perfil dos consumidores brasileiros tem sofrido muitas alterações, como mostra o “Estudo de Tendências – Perspectivas para a Panificação e Confeitaria 2009/2017”, publicado por meio do convênio de cooperação técnica Sebrae/ Associação Brasileira da Indústria da Panificação e Confeitaria (Abip).

Dentro do setor de confeitaria é importante saber que:

· As mulheres vêm conquistando espaço no mercado de trabalho e assumindo a subsistência familiar. Essas consumidoras valorizam produtos light, funcionais e de confeitaria fina e, ainda, apresentam gosto apurado por chocolates e doces.

· Aumentam o número de casais sem filhos e de pessoas que moram sozinhas. Essa tendência mostra que as porções menores e individuais devem ser mais exploradas.

O ideal é não forçar o cliente a comprar mais do que irá consumir. Produtos muito grandes e com validade pequena podem desestimular a compra por medo da perda do produto ou receio de extrapolar a dieta. O ideal é oferecer porções menores ou a venda por quilo, em que o consumidor poderá comprar a porção desejada.

É importante que o panificador tenha consciência de que o consumidor aprecia a variedade de produtos, os lançamentos e as novidades. Assim, o importante não é ter tudo sempre, mas ter um pequeno mix que seja variável. Combinar novos sabores, renovar as receitas, incluir chocolate e inovar em coberturas e recheios.

Produção retraída = Consumo esporádico

Segundo o Programa de Desenvolvimento da Alimentação, Confeitaria e Panificação – Propan, pesquisas comprovam que os clientes não consomem mais confeitados por não encontrá-los disponíveis nas padarias. A boa gestão da ordem de produção é importante para evitar a falta de produtos.

Alguns panificadores ficam inibidos em investir na confeitaria por medo de perdas e sobras. Entretanto, quanto mais retraída for a produção de confeitados, menor será a possibilidade de eles serem consumidos.

Um exemplo disso é a diferença no consumo de panificados que há entre as regiões Sul e Sudeste. No Sul, a influência européia atua até no consumo de confeitados e doces, que não altera o volume das vendas com a variação de temperatura.

Já no Sudeste, a tendência é que o consumo aumente apenas no inverno. Essa ação vem comprovar que o consumo de confeitados é um hábito e, sendo assim, pode ser trabalhado. Dessa forma, investir no setor de confeitaria começa com o estímulo ao consumo, aumentando a variedade de produtos para encantar o cliente.

Produtos sem imitações

O apelo de vendas inicial dos panificados vem com o cheiro, o aroma e o visual (crocância, maciez, etc.), já na confeitaria, o apelo das vendas está na aparência. Vale à pena investir no visual do produto, preocupar-se com o acabamento, pois o cliente compra o produto pelos olhos. Depois de consumido, ele continua a comprar ou não, dependendo do sabor e da qualidade percebidos.

Entretanto, além da aparência, qualidade e sabor há, ainda, outro fator importante: a imitação. O consumidor tem que sentir que o produto é especial e que não conseguirá reproduzi-lo em casa.

Segundo o confeiteiro belga Lionel Verstraelen, instrutor do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Senai/MG, é importante oferecer produtos que a dona de casa não saiba como fazer e não tenha os equipamentos que permita a imitação.

Isso possibilita ao produto a oferta diferenciada, uma razão a mais para comprar – cria-se um encantamento em torno dele.

 

 

Autor: Maria Regina Diniz de Oliveira

 

Fonte: Portal Panificação Sebrae