07/02/2012
Informações bem monitoradas podem levar a decisões mais rápidas e precisas no ambiente de trabalho, trazendo retorno financeiro e estrutural
Num mercado amplamente competitivo, a velocidade das decisões é crucial para conquistar espaço e fortalecer uma empresa.
O futuro dos negócios no setor de panificação e confeitaria dependerá basicamente da capacidade de administrar as informações nas empresas. E para que isso aconteça será necessário um investimento em automação comercial.
A utilização de um banco de dados pode gerar indicadores importantes para criar ou mudar a estratégia de uma empresa. As informações bem monitoradas podem levar a decisões mais corretas, rápidas e precisas dentro do ambiente da padaria e confeitaria. Consequentemente, o retorno financeiro e estrutural também pode ser melhor.
O empresário Márcio Goulart da MM Informática, empresa especializada em informática direcionada ao setor de panificação e confeitaria, explica quais setores devem ser informatizados primeiro. A primeira etapa é criar os cadastros de funcionários, departamentos e produtos. Um cadastro bem feito vai refletir positivamente na emissão dos relatórios e nas consultas.
Em seguida, deve-se iniciar a automação da frente de loja, que não é apenas instalar um computador. Itens como Transferência Eletrônica de Fundos (TEF), Emissor de Cupom Fiscal (ECF), nobreak, gaveta, rede, balança, devem ser projetados adequadamente para cada empresa, para cada check-out. O caixa informatizado poderá munir a administração da empresa com informações valiosíssimas.
Ou seja, não basta apenas emitir cupom fiscal. A automação envolve controle eficaz dos estoques, reposição em tempo real das mercadorias, redução de custos, aumento de produtividade e acesso amplo a informações estratégicas para o negócio.
Segundo a MM Informática, o básico para a informatização de uma padaria em seu início de operação, são os seguintes equipamentos:
Escritório: microcomputador e impressora.
Caixa (check-out): microcomputador, balança eletrônica, gaveta de dinheiro, impressora fiscal, leitor de código de barras, nobreak, Pin-Pad – TEF.
Delivery: microcomputadore impressoras.
Loja: Balança com impressão de código de barras.
Fonte: Sebrae Nacional; ABIP
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