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Plano emergencial diminui a ruptura

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O combate à ruptura é um dos maiores desafios do setor supermercadista e também uma das principais demandas dos clientes da RTC Consultoria. Na visão da empresa, especializada em gestão de varejo, a falta de produtos ocorre em razão de uma série de problemas, a exemplo de erros na projeção de compra, falta de controle no abastecimento, análise incorreta do mix, erros no pedido das lojas e falhas na frequência de reposição das gôndolas, entre diversos outros pontos.

 

Para tentar minimizar o problema, muitos supermercados adotam medidas pontuais, o que frequentemente não resolve a situação. “O varejista costuma aumentar os níveis de estoque para não correr risco de perder vendas, mas esse processo fabrica outros problemas, já que as lojas e centros de distribuição não estão preparados para receber uma carga excessiva de produtos. Com isso, a área operacional fica sobrecarregada, o que aumenta os erros”, exemplifica Romualdo Coelho, diretor comercial da RTC. “Financeiramente, essa prática provoca, muitas vezes, resultados negativos, pois os custos de abastecimento tornam-se maiores que os toleráveis”, completa.

 

Solucionar as perdas por ruptura envolve o aprimoramento nos processos comerciais e operacionais, e também o investimento em bons sistemas de tecnologia. No entanto, para quem precisa de uma ação imediata – sobretudo para combater a falta dos itens de maior giro –, a RTC desenvolveu um método simples para definir quais são os produtos mais importantes nos resultados da loja, e que deverão ser o foco inicial do combate à ruptura. O passo a passo a seguir é uma versão simplificada do procedimento desenvolvido pela consultoria, e visa atender, inclusive, varejistas que encontram dificuldades na extração de informações, em virtude de defasagem na tecnologia que possuem. Confira como pode ser feita a definição do “Ranking de Loja”:

 

1- Tire uma listagem de vendas de todos os produtos da loja com suas respectivas margens nos três últimos meses
2-Transporte esses valores para uma planilha de Excel
3-Multiplique a margem (%) pelo faturamento, para saber o valor de arrecadação
4-Ordene-os da maior venda para a menor
5-Em uma coluna ao lado, numere do primeiro da lista (número 1), até o último produto. Possuindo 6 mil itens o número final será 6 mil, por exemplo
6-Em seguida ordene o valor de arrecadação e faça o mesmo procedimento em uma nova coluna
7-Crie uma terceira e some o ranking de vendas e de arrecadação criados. Em seguida, divida por dois
8-Ordene toda a planilha pelo Ranking final criado
9-Selecione os 200 produtos mais expressivos

 

Feito isso, você já sabe quais são os 200 produtos mais importantes para a sua loja. Utilize o mesmo processo para definir os 20 produtos mais importantes em cada setor.

 

O passo seguinte é divulgar essa lista para a empresa em uma reunião envolvendo: departamento comercial, equipe de recebimento, repositores, gerentes de loja e encarregados de setor. Defina como meta o “erro zero” para esses produtos, fixando a lista em pontos estratégicos da empresa, como recebimento, áreas internas de cada setor, refeitório e departamento comercial. Esses produtos devem ser acompanhados diariamente a partir de um processo de checklist que a RTC define com seus clientes, a ser aplicado pelos fiscais de estoque. Cabe à área comercial analisar semanalmente os resultados do acompanhamento da ruptura e definir o que fazer no caso de problemas serem identificados.

 

A rede de supermercados Vianense é uma das empresas atendidas pela RTC. Por lá, a consultoria colocou em prática um plano para reduzir rapidamente a ruptura. Identificou que grande parte do problema ocorria por erros na definição dos pedidos de cada uma das 18 lojas para o Centro de Distribuição. Havia por lá o hábito de concentrar todos os pedidos às segundas-feiras. Ficou definido que essa prática seria substituída por dois pedidos semanais para cada departamento, o que obrigou as equipes a acompanhar mais de perto as vendas de cada item, para que solicitassem as quantidades corretas para não ocorrer falta de produtos, nem sobras no estoque. Luis Claudio Mota, gerente de logística da rede Vianense, lembra que em apenas 90 dias os índices de ruptura despencaram de 10,59% para 4,14%.

 

 

Fonte: Site Supermercado Moderno