Artigo Técnico – 3

Artigo técnico – 2
dezembro 20, 2017
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dezembro 20, 2017

Artigo Técnico – 3

Continuamos falando de Planejamento Operacional, desta vez abordando o controle de capital de giro, mais uma das ferramentas importantes para o empresário planejar sua rotina administrativa.

 

O Capital de Giro (CDG) é o recurso utilizado para sustentar as operações do dia a dia da empresa, ou seja, é o capital disponível para condução normal dos negócios. Seu valor é determinado pelo número de reposições feitas em cada departa- mento, no período. A administração do capital de giro tem impacto direto no fluxo de caixa da em- presa e também no resultado operacional.

 

Ele serve para garantir o controle sobre o capital mínimo que a empresa precisa manter para gerar fluxo de caixa e volume de vendas. Como resultado, define-se o limite de retirada de capital para investimentos e compromissos financeiros, sem que a operação seja afetada. Garante assim a sobrevivência do negócio.

 

Como exemplo, um mercado consumidor absorve, mensalmente, o valor de R$ 100 em um de- terminado produto. A empresa “XYZ Ltda” com- pra este produto mensalmente ao preço de custo de R$ 50 e o revende por R$ 100. Com o lucro de R$ 50 a empresa readquire o produto pelo mesmo preço de custo e as revende pelo mesmo preço de revenda. Caso este seja um mundo ideal, sem variações, o capital de giro desta empresa será de R$ 50.

 

O valor do CDG é apurado sempre que existe um Plano de Negócios, pois determina como remunerar adequadamente o capital investido na empresa. Sempre que existe a possibilidade de investimento ou retirada, torna-se necessário apurar novamente esse valor, para determinar o quanto pode ser comprometido.

 

O CDG necessita de recursos para seu financia- mento, ou seja, quanto maior for seu valor, maior a necessidade de financiamento, seja com recursos próprios, seja com recursos de terceiros. Assim como o ativo fixo, como plantas e equipamentos, o capital de giro é considerado uma parte do capital operacional do negócio.

 

O volume de capital de giro utilizado por uma em- presa depende de seu volume de venda, número de reposições, nível de estoque mantido e política de crédito.

 

Para determinar o número de reposições, deve- se observar a constância e confiabilidade das vi- sitas do fornecedor. A apuração de informações

para determinar o capital de giro deve ser feita exclusivamente pela diretoria da empresa ou res- ponsável pelo financeiro.

As dificuldades relativas ao capital de giro em uma empresa são devidas, principalmente, à ocorrência dos seguintes fatores:

  • Redução de vendas;
  • Crescimento da inadimplência;
  • Aumento das despesas financeiras;
  • Aumento dos custos;
  • Desperdícios