Indicadores do Setor

DESEMPENHO DAS EMPRESAS DE PANIFICAÇÃO E CONFEITARIA EM 2022 E PERSPECTIVAS PARA 2023

 

1- Introdução

De maneira a ter entendimento aprofundado sobre o mercado de panificação e confeitaria brasileiro, o Instituto Tecnológico da Panificação e Confeitaria (ITPC) mantém parceria com diversas empresas, de diferentes portes e modelos de atuação, com as quais há levantamento de indicadores para realização deste estudo de performance do setor.

Para os números de 2022 foram observados os resultados de mais de 150 pontos de venda, em oito estados brasileiros.

2- Desempenho das empresas de Panificação e Confeitaria em 2022

No ano de 2022 as padarias e confeitarias no Brasil mantiveram a recuperação de faturamento vista em 2021, quando depois de quase dez anos voltou a crescer mais de 10%. Novamente isso ocorreu, com as empresas mostrando um crescimento de 14,4%. O gráfico a seguir mostra os principais indicadores registrados neste levantamento.

Fonte: ITPC (2023)

De 2007 a 2022, as padarias saíram de vendas equivalentes a R$ 39 bilhões para mais de R$ 120 bilhões. O crescimento registrado em 2022 representa um faturamento de R$ 121,09 bilhões.

Fonte: ITPC (2023)

Comparando-se os números das padarias em 2022 e 2021 tivemos comportamento bastante parecido em relação ao preço médio do pão francês. Já em outros, como o faturamento total, o percentual de crescimento foi menor, mas sua composição se alterou, já que as vendas de produção própria tiveram um aumento maior em 2022.

 

Fonte: ITPC (2023)

Na sequência é possível verificar o comportamento do tíquete médio e do fluxo de clientes, sendo que este último mostra recuperação nos últimos dois anos, ao passo que as compras por pessoa vão em sentido contrário.

Fonte: ITPC (2023)

Destaque ainda para a maior participação dos produtos de fabricação própria no faturamento, que indica ser a mais elevada desde 2012.

Fonte: ITPC (2023)

3- Inflação e previsões para 2023De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a inflação acarretou aumentos consideráveis nos preços de produtos ligados ao dia a dia das padarias. Enquanto a inflação geral, medida pelo IPCA ficou em 5,79% em 2022, a inflação no grupo dos panificados ficou em 20%, sendo que em alguns produtos, como a farinha de trigo, o percentual foi bem maior, como e possível verificar pelo gráfico a seguir.

Fonte: IBGE (2023)

Falando nela, a edição do Boletim Focus de 3/02 traz uma previsão de inflação para 2023 de 5,79%, com algo bem parecido para o ano seguinte. Já as indicações para os próximos três anos mostram uma inflação de menos de 4%.

Fonte: Boletim Focus (Banco Central) – 3/02/2023

A partir daí, e considerando o contexto atual das padarias, espera-se um incremento no faturamento cerca de três pontos percentuais acima da inflação, o que indica um crescimento entre 8 e 10% ao final de 2023. 

Desempenho das empresas de Panificação e Confeitaria em 2022 e Perspectivas para 2023

Pesquisa e organização: Márcio Rodrigues, Camila Coelho.

Redação: Renato Faria.

Revisão e edição: Márcio Rodrigues, Renato Faria.

Fevereiro 2023

 

Instituto Tecnológico da Alimentação, Panificação e Confeitaria (ITPC)

www.institutoitpc.org.br