Com atuação internacional e responsável pelo crescimento de grandes marcas em todo o mundo, a Unifiller Systems é atualmente a número 1 em equipamentos de produção e aumento da rentabilidade
Autor: Elisangela Santos
Fundada há mais de 30 anos, fornecedora e líder global na fabricação de equipamentos de produção para padarias e fábricas de alimentos em todo o mundo, a Unifiller Systems fecha parceria com a Metodologia Propan para atendimento em todo Brasil com foco em panificação e também confeitaria. Com tecnologia de última geração, a empresa canadense é referência no Reino Unido, Japão, Europa, Índia, Oriente Médio, EUA e todo globo, exportando hoje mundialmente.
Mais do nunca, competitividade e maior capacidade de adequação são fundamentais para a sobrevivência das empresas em todo varejo. E é exatamente este o foco do Unifiller. “Oferecemos soluções semi-automáticas a totalmente automatizadas. Somos especializados na dosagem precisa de produtos fluidos, como batidos, molhos, sopas e recheios.”, declara Ricardo Sanabria, Diretor Comercial da marca na América do Sul. Em entrevista exclusiva, Ricardo revela o posicionamento de mercado da empresa para chegar ao patamar atual, assim como as principais estratégias internacionais e dicas para o avanço da panificação e confeitaria, aumento das vendas e domínio de mercado.
“Ajudamos a otimizar a produção, oferecendo soluções para obter maior rendimento, maior precisão de peso e melhor integridade do produto com uma ampla gama de equipamentos”. Expert em fornecimento de soluções para a indústria alimentícia, a empresa conta com dispensadores volumétricos de pistão, bombas de transferência, equipamentos multi-cabeçotes, sistemas automáticos para decoração de bolos, tecnologias de mistura, porcionamento e dosagem de ingredientes, sendo pioneira em atuação no Setor e apresentando soluções de mercado para este novo e desafiante momento do food service.
“Nosso foco é crescer dentro da realidade das empresas que atendemos hoje, em conjunto com os clientes. Soubemos identificar no momento certo as oportunidades de crescimento no Setor e entendemos a importância de diminuir o desperdício, padronizar produtos, produzir mais com menos ingredientes e também fomos de encontro à resolução dos entraves quanto à mão de obra, remunerações, alta rotatividade de pessoal, treinamento, diminuição da margem, acompanhamento do crescimento das vendas, desenvolvimento contínuo de novos produtos e facilidade de produção”, define Sanabria.
Além dos problemas que atingem todo mercado na atualidade, o diretor comercial destaca também a necessidade de entender a realidade de cada cliente e esclarece a importância de atender de forma individual, gerando soluções que atendam de fato cada marca em sua totalidade. “Primeiro, é importante conhecer cada empresa, e só então gerar o equipamento mais adequado de acordo com área de produção, demanda e objetivos”.
“Com cinco escritórios de vendas, uma rede de distribuidores em 80 países e uma sólida reputação em equipamentos duráveis de alta qualidade, nossas soluções atendem a pequenos clientes das maiores marcas de alimentos do mundo. Nossas operações locais incluem o design, produção, marketing, vendas e serviço de máquinas, com o suporte de milhares de fornecedores em todo o mundo”.
E é exatamente este um dos diferenciais da Unifiller: a customização de projetos alinhados à realidade de cada cliente, enxergando cada marca de forma única. “Nosso equipamento é modular, pode ser combinado ou configurado para criar qualquer número de configurações de produção, sem a necessidade de redesenho. Isso também significa que seu equipamento pode crescer com seu negócio. Quando o cliente chega até nós, realizamos o estudo de seu potencial e traçamos quais as melhores oportunidades para entregar sempre de forma assertiva. Exportamos hoje para todo o mundo e construímos equipamentos feitos para durar, temos clientes que possuem maquinário com trinta anos feitos pela Unifiller”, declara.
Sanabria conta ainda sobre a facilidade e praticidade no manuseio de cada equipamento, podendo ser operados de forma rápida e simples pelos funcionários da empresa. Além disso, com sua experiência e como porta voz do grupo no pais, ele fornece algumas dicas valiosas para as empresas que pretendem se destacar na atual conjuntura: “Implementar dosadores para um porcionamento rápido, preciso e limpo; manter o controle da parcela de ingredientes caros; implantar dosadores volumétricos para depender cada vez menos de mão de obra qualificada são ações muito importantes”.
Parceria de sucesso: Visão de mercado e tecnologia aplicadas para promover crescimento e expansão das empresas da panificação e confeitaria em todo Brasil
Já quanto às estratégias de venda, ele é enfático: “Para vendas de pico ou períodos de campanha, produzir quando a demanda é mais baixa é fundamental, estoque de curto prazo é a chave!”, pontua. Agora, em mais um importante passo no Brasil, a marca conta com a expertise do idealizador da Metodologia Propan, Márcio Rodrigues, para construção de relacionamentos, prestação de serviços e nova entregas e demandas em todo país.
“Temos as soluções. Márcio tem experiência e conhecimento de mercado brasileiro e será nossa ponte com aqueles que estão prontos para o crescimento. Acreditamos nas soluções e também nas ferramentas do Propan que trouxeram as empresas até aqui e que são capazes de elevá-las a um crescimento ainda maior, agora juntamente conosco. Estamos juntos no processo!”
E é exatamente este o trabalho da Metodologia Propan, promover o crescimento de redes e empresas por meio de consultorias, suporte com abrangência, técnica e conhecimento adquirido em décadas de atuação em todos os Estados do Brasil e também em outros países, que são princípios compartilhados. Ainda de acordo com Sanabria, o momento é de crescimento e é preciso ousar ir além, pensando grande para continuar em ascensão. “As pequenas padarias podem competir com os grandes produtores, se as pequenas padarias pensarem como elas, produzindo mais produtos com menos frequência!”, conclui ele ao falar sobre os novos passos da empresa em todo mundo e agora também em franca expansão no Brasil, promovendo melhorias na produção de empresas em todo Setor.