1 – Planejamento operacional

Capacitação Panificadores GO
novembro 22, 2017
Artigo técnico – 2
dezembro 20, 2017

1 – Planejamento operacional

Artigo técnico 1 – Planejamento operacional – Download PDF

1 –  Planejamento operacional

 

O convênio ABIP/ITPC/SEBRAE é um projeto realizado pela Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria – ABIP, Instituto Tecnológico da Panificação e Confeitaria ITPC e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE, que visa promover a competitividade dos pequenos negócios das pada- rias, por meio do desenvolvimento e implantação de estratégias de qualidade, produtividade e sustentabilidade. Dentre elas, está a publicação de uma série de artigos técnicos, que iniciamos com este. Semanalmente estaremos divulgando informações e orientações sobre atividades e ferramentas que o empresário pode implementar em seu dia a dia. E o primeiro assunto é o Planejamento Operacional.

 

O Planejamento Operacional é a aplicação de uma série de rotinas administrativas. Seu objetivo é medir e planejar os processos operacionais, definir possibilidades e limites do negócio, com base em dados reais. Afinal, não dá para simplesmente adivinhar em que pé estão a produtividade, o desperdício ou a qualidade do atendimento, por exemplo.

 

Ele reflete a situação real da empresa e guia o empreendedor em sua tomada de decisões. Com o acompanhamento dessas informações, é pos- sível descobrir, por exemplo, se a empresa está

 

perdendo vendas, se estão acontecendo erros no preparo de receitas de produtos, se o desperdício está acima do previsto, entre outros resultados.

 

Essas e outras informações são cruciais para que o empreendedor guie o negócio de forma assertiva e realista, sem tomar decisões baseadas apenas na intuição. Com a apuração dos resulta- dos, é possível orientar a trajetória de cada pro- cesso e também da empresa como um todo.

 

O Planejamento Operacional deve ser feito no início de cada mês, sempre com base no Resultado Operacional Final do mês anterior. Através deste indicador, é possível planejar as metas e ações do

mês seguinte, de acordo com a realidade da em- presa e sua capacidade de geração de recursos.

 

Para apurar esses resultados e realizar um planejamento correto, é imprescindível que as in- formações sejam devidamente acompanhadas, dia a dia. Para isso sugerimos as seguintes ferra- mentas:

 

  • Controle de Custo Variável
  • Controle de Capital de Giro
  • Controle de Apuração do Resultado Operacional
  • Balancete
  • Inventário
  • Diário Econômico
  • Diário Econômico Simplificado
  • Diário de Vendas
  • Saque Permitido

 

Nos próximos artigos, vamos relatar cada ferra- menta listada acima e falar de sua aplicação den- tro das empresas. Acompanhe as publicações!

 

Mais importante do que apurar, é saber o que fazer com essas informações dentro da empresa. O objetivo de acompanhar esses resultados é sofisticar as estratégias de administração utilizadas dentro do negócio.

 

O planejamento estabelece limites e riscos, define a capacidade de geração de caixa e orienta as prioridades de investimento. Toda decisão de investimento, cortes ou reestruturação deve levá-lo em consideração.

 

Os resultados apresentados no Planejamento Operacional são considerados estratégicos, e de- vem ser compartilhados apenas entre a diretoria da empresa. Em seguida, a média gerência deve ter acesso somente às informações que impactam diretamente sua área de atuação dentro do negócio.