Metade dos empresários de alimentação aposta em novos serviços contra crise

Metade dos empresários de alimentação aposta em novos serviços contra crise

Metade dos empresários de alimentação aposta em novos serviços contra crise

Jornal do Brasil

05/07/2016

Pesquisa realizada pelo Sebrae-SP com 400 empresários do segmento de Alimentação Fora do Lar aponta que 47% pretendem implementar novos serviços em 2016 para manter o negócio aberto. Essa é uma das estratégias para não entrar para as estatísticas como mais uma porta fechada. Segundo estudo da Abrasel (Associação Brasileirade Bares e Restaurantes), um a cada seis empresários do setor avaliam dar fim ao negócio ou repassar o ponto nos próximos meses. Isso representa 150 mil estabelecimentos em todo o País que podem chegar ao fim devido à crise que o país atravessa. O motivo da decisão em 84% dos casos é o prejuízo acumulado pela empresa diante da queda no faturamento e do aumento de custos.

 

O levantamento do Sebrae-SP ainda aponta quais as opções de implementação os empresários pretendem abordar nos próximos meses. A medida que 88% dos empreendedores pretendem adotar é a diversificação do cardápio para atender às mudanças de perfil da clientela. Logo depois, 79% dos empresários acreditam que uma das saídas é fazer promoções. Oferecer produtos naturais, mais saudáveis e/ou orgânicos é a opções de 64% dos entrevistados. Oferecer delivery também é uma saída que a maioria dos empreendedores que responderam à pesquisa acredita: 61% deles pretendem adotar este serviço.Para metade dos empresários, vender marmitex é um passo importante para manter o negócio aberto diante da crise.

 

Já 46% pretendem vender produtos diferenciados que a concorrência não vende, enquanto 39% visam se adaptar e implementar aplicativos para expandir as vendas. E 24% querem fazer vendas por meio de cupons em sites de compra.A pesquisa foi realizada tanto com empresários que já tiveram contato com o Sebrae como aqueles que nunca foram atendidos. O estudo ainda aponta que 30% dos que já passaram por atendimento com o Sebrae e fizeram cursos de gestão e capacitação estão tendo melhores resultados. Segundo a consultora do Sebrae-SP Maísa Blumenfeld, os empreendedores que já passaram por atendimento “estão com a gestão melhor estruturada e por esse motivo são os que mais conseguem se prevenir e adotar ações antecipadas para reduzir os riscos”.

 

A consultora ainda destaca que, a partir do ano que vem, o mercado vai começar a se reaquecer e é importante as empresas se prepararem. Para isso, ela alerta que os empresários precisam ser mais produtivos e eficientes. “As pessoas não deixam de consumir e comer, mas elas esperam novidades. Por isso, os estabelecimentos que oferecem alimentação precisam se inovar, fazer promoções e se diferenciar de alguma forma dos concorrentes, principalmente em uma época de retração no consumo”, afirma.

Seminário Pães Especiais – Gestão de Cafeteria
agosto 21, 2017
Perspectivas no mercado de Panificação em Curvelo/MG
agosto 22, 2017