por G1 Sul de Minas
11/06/2015
“Nosso principal produto é o tempo”, diz o empresário Tom Ricetti, que há três anos decidiu apostar em um setor que vem se mostrando promissor no mercado brasileiro, o da panificação. Em Poços de Caldas (MG), a criatividade marca quem entra para esse segmento. Ricetti, por exemplo, é dono de um drive thru para vendas de pães: o cliente estaciona o carro e recebe os produtos na hora.
Já o autônomo Edinei Gomes Teixeira chega a tirar R$ 2 mil por mês só com a revenda de porta em porta de delícias para o café da manhã. “Tem uma pessoa que está indo pra roça, pega de 10, 20 pãezinhos para levar. Eu tenho que voltar para a padaria e encher o carrinho de novo. É um sucesso”, garante Teixeira, que percorre cerca de 8 km por dia com o carrinho cheio de pães, roscas e outras delícias para o café da manhã.
Mercado que cresce
De acordo com o Instituto Tecnológico de Panificação e Confeitaria (ITPC) e a asssociação brasileira do setor, Abip, as empresas de panificação cresceram em média 8% em 2014, com um faturamento de R$ 82,5 bilhões. O valor corresponde a uma alta de 45,5% no total arrecadado entre 2010 e 2014. Ao todo, são 850 mil empregos gerados no país.
De olho nesse mercado, Juliana Dias Camilo trocou o o emprego em uma concessionária pelo microempreendedorismo. Com R$ 25 mil, ela abriu uma pequena padaria no bairro onde mora. “Como meu marido é padeiro e já estava na área, a gente optou por investir nesse ramo”, conta.
A estratégia de valorizar o consumidor local parece ter dado certo. “Assim eu não preciso ir ao Centro. É mais confortável”, diz a dona de casa Márcia Pinheiros.