Balanço e premiação do Festival Pães e Quitandas de Minas

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Balanço e premiação do Festival Pães e Quitandas de Minas

Foi realizada na manhã do dia 6 de dezembro, na sede do Sindicato e Associação Mineira da Indústria da Panificação – Amipão, a apresentação do balanço do Festival Pães e Quitandas de Minas. Evento que ocorreu entre os meses de julho e outubro de 2012. O concurso culinário teve o objetivo de valorizar os produtos artesanais fabricados nas padarias, a fim de movimentar o mercado, destacando ainda fabricantes e produtos e já visando em ampliar e preparar o setor para os eventos como a Copa das Confederações e a Copa do Mundo.

 

O evento iniciou com o diretor da Amipão Tarcísio Moreira, agradecendo a presença de todos os participantes, destacando e parabenizando a quantidade de empresas que participaram do evento. Tarcísio aprovou o evento e já pensa em 2013. “Eu participei com a minha padaria e tenho boas expectativas para o próximo ano”, diz.

 

O presidente do Instituto Tecnológico da Panificação e Confeitaria – ITPC, Márcio Rodrigues, destacou no que um evento como o Festival Pães e Quitandas de Minaspode resultar para a empresa. “Um evento como este pode colocar as empresas de panificação em evidência, mostrar e atrair mais o consumidor, além de garantir a empregabilidade nas empresas e a competitividade entre elas”, garante.

 

Anderson Freitas, representante do SEBRAE/MG, ressaltou sobre a importância do evento para o setor da panificação, principalmente com competitividade entre as pequenas e micro empresas. “Esse projeto foi um trabalho ousado, com a participação do ITPC com a prospecção dos estabelecimentos e com o subsídio do SEBRAE em torno de 80% para a realização do projeto”, declara.

 

Luiz Brandão, gestor de projetos do ITPC, apresentou o balanço do projetoPães e Quitandas de Minas. Segundo ele, mais de 350 empresas foram convidadas para participarem do evento.

 

De acordo com o gestor, houve uma disputa saudável entre as padarias, mostrando para a sociedade que a padaria vem passando por transformações nos últimos dez anos, e criando um espaço gastronômico dentro das lojas.

Para dar maior competitividade entre as empresas, e confirmar a disputa saudável apresentada por Luiz Brandão, cada padaria teve durante o festival: treinamento, capacitação e preparação dos funcionários, além de consultoria particular.

 

O resultado foi gratificante para os organizadores do concurso e donos das padarias. Segundo levantamento apresentado, a soma do faturamento entre as 50 empresas participantes chegou a uma arrecadação bruta de R$ 150 milhões. O evento contou com a participação de 1.500 colaboradores, e um registro de 36 mil compras/dia, com mais de 79 mil clientes diferentes, e gerando R$ 61 milhões em compras com fornecedores.

 

O evento teve um total de cinco cidades participantes – Santa Luzia, Nova Lima, Contagem, Betim e a maior parte em Belo Horizonte. Luiz Brandão ressaltou também como o festival foi democrático. “O mais importante foi à participação de diversas padarias, sem se importar com o tamanho ou faturamento da empresa, a região, o local da empresa”, afirma.

 

Luiz Brandão falou também sobre o aumento de visitas no sitewww.padariasdobrasil.com.br, onde a página do festival foi hospedada, quando havia aproximadamente 70 visitas/dia e após divulgação da mídia, envolvendo TV e rádio, registrou-se mais de 300 visitas/dia.

 

Padarias premiadas

Durante o Balanço do Festival foi premiada a Padaria Bento XVI, do bairro Cidade Nova. O estabelecimento recebeu o troféu por obter o maior número de clientes e por ter reunido também a maior quantidade de cupons, aproximadamente 3.000. A padaria Bento XVI participou do festival com o Pão Bento XVI. O produto é produzido com o pão, leve toque de vinho tinto e recheio de pizza portuguesa.

 

A receita premiada durante a Superminas Food Show, evento realizado em outubro, foi o Quiche Mineiro, da padaria Pedro Padeiro, no bairro Santa Tereza. Para o festival, cada padaria tinha de apresentar um quitute feito com polvilho e queijo minas. Do total de participantes, cinco estabelecimentos escolhidos pelo público foram avaliados por um júri técnico, que avaliou os quesitos sabor, aparência, textura e aroma. Todas as empresas participantes receberam certificados dos organizadores do evento.

 

Por: Wilton Felizardo

Edição: Renato Alves

Fonte: Propan