30/11/2011
por Priscila Oliveira
Foi lançada oficialmente a Convenção e Feira Supermercadista e da Panificação – a Superminas Food Show 2012. O Encontro de Empresários da Panificação, que aconteceu na quinta-feira, 24 de novembro, marcou o início de uma grande parceria entre o setor de Panificação e confeitaria com o segmento de Supermercados, por meio do lançamento da Superminas Food Show em 2012. O evento é uma realização do Sebrae/MG, Souza Cruz e Vilma Alimentos com o apoio da Federação das Indústrias de Minas Gerais – Fiemg, através do Núcleo de Excelência em Panificação e confeitaria do Senai.
Os presidentes do Sindicato e Associação Mineira da Indústria da Panificação – Amipão, José Batista Oliveira e Antônio de Pádua Moreira juntamente com o presidente da Associação Mineira de Supermercados, José Nogueira Soares Nunes apresentaram a união que promete movimentar os dois potenciais setores da Alimentação em busca de fortalecimento, capacitação e inovação.
Para o presidente da Associação Mineira, Pádua, a união fará o setor de Panificação mais forte. “Essa união nos fará mais fortes. Os empresários panificadores precisam começar a acompanhar a evolução que está acontecendo. Existem muitos que, mesmo com o trabalho do Propan, continuam na zona de conforto. É preciso inovar!”, fala Pádua. Para o presidente do Sindicato da Indústria da Panificação de Minas Gerais e vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria – Abip, José Batista de Oliveira, a parceria que será de muito aprendizado. “Vamos aprender juntos, os objetivos transcendem a feira, que é apenas mais uma das parcerias que estamos construindo e vamos buscar outros objetivos comuns dos setores o que facilitará que as metas sejam alcançadas. Acredito que sairemos fortalecidos. A partir de agora, não estamos falando mais em nome de 6 bilhões de faturamento e sim de 21 bilhões. Os números dizem por si só”, expõe Batista.
A 1ª edição da Superminas Food Show terá três dias de feira entre 16 e 18 de outubro de 2012. A expectativa é a de que a primeira edição do evento receba um público de 55 mil pessoas, representantes de cerca de 9 mil empresas de supermercados e padarias. A feira deve movimentar 1,3 bilhão de reais em negócios.
Ao final do evento, os empresários puderam confirmar a presença de seus empreendimentos na feira com a compra dos espaços. Foi oferecido desconto aos que estiveram presente no Encontro.
Atuação do ITPC na Superminas Food Show
Um momento em que dois gigantes passarão a caminhar juntos em prol de desenvolvimento. Sempre presente nos maiores e mais importante eventos do país nos segmentos de Panificação e Confeitaria e Alimentação, em geral, o Instituto Tecnológico ITPC através do Programa de Desenvolvimento da Alimentação, Confeitaria e Panificação – Propan levará à feira seus consultores e sua tecnologia. Pela primeira vez será realizado o Congresso do Propan com as reconhecidas Clínicas Tecnológicas e os tão esperados: Encontro Técnico e Premiação das Padarias do programa. Atividades que farão parte desse marco na história dos dois setores que se uniram. Iniciativas que mostram a importância em se adquirir conhecimento, investir em melhorias, se capacitar e se preparar para as necessidades, demandas e tendências do setor.
O presidente do Instituto Tecnológico ITPC e também coordenador nacional do Propan, Márcio Rodrigues, afirma que o Instituto e o Propan levarão à feira tudo o que há de mais moderno em gestão, inovação, tecnologia, capacitação de pessoal, metodologia e processos operacionais para o segmento de panificação, independente se essa loja atua junto ao supermercado ou se é especializada.
“O ITPC, executor do projeto Propan, levará à Superminas os temas mais importantes do setor como, por exemplo, os relacionados à área de gestão de pessoas, à concorrência, à inovação. Tudo para que o setor de Panificação seja competitivo, tanto nas padarias, que são lojas especializadas, como nas lojas dentro do supermercado, já que estaremos em uma feira junto com o supermercado, mas pensando em produtos panificados” revela Márcio Rodrigues.
Para o presidente do ITPC, a união deve gerar muitos negócios e os dois setores serão beneficiados. “A idéia de somar forças entre o setor de Panificação e o Supermercadista é justamente para que Minas Gerais consiga atrair os principais fabricantes de equipamentos e as principais empresas, ao oferecer uma feira muito mais completa para o segmento de Alimentação. A estrutura da Superminas deve atrair um público altamente selecionado, e realmente voltado para negócios. Os dois setores ganharão: o segmento de supermercados por atrair um setor tão tradicional como a Panificação e, este último, por encontrar uma feira muito mais estruturada, por ter esse apoio” fala Márcio Rodrigues.
Foto: Jonathas Velasque