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Padaria Moderna

29/11/2011

 

Nem mesmo os portugueses poderiam imaginar que uma humilde padaria poderia se transformar em um negócio tão sofisticado como conhecemos nos dias de hoje. O conceito de padaria mudou bastante; atualmente, as lojas oferecem tantas variedades e serviços que o consumidor pode frequentá-las desde o café da manhã até o jantar. O pão francês continua como o carro chefe do negócio e o mais querido pelos brasileiros, mas, nada impede que novos produtos ganhem espaço.

 

A onda do food service está em alta. Este serviço tem se tornado um fator decisivo para o crescimento da empresa. Pesquisa realizada pelo Instituto Tecnológico ITPC em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria – Abip afirma que 60% do crescimento identificado nas empresas, em 2010, é resultado dos novos serviços introduzidos no setor.

 

O intuito é fazer com que as pessoas permaneçam ainda mais tempo na padaria. As inovações vão de música ao vivo até comemoração de aniversário, passando pelo setor de pizzaria, comida japonesa, mercearia, sacolão, variações de receitas, restaurantes e, até mesmo, adega de vinhos com especialista para ajudar os clientes na escolha. Com tantas opções, as padarias estão se tornando verdadeiros pontos de encontro entre amigos e familiares.

 

Todas essas possibilidades foram reunidas num modelo de atuação, chamado de “Padaria Conceito”. O modelo visa organizar as empresas de panificação, definir os setores, de modo a facilitar e diversificar a produção, facilitando assim a administração do negócio e a comercialização para o consumidor final. O melhor de tudo isso é que não importa o tamanho do empreendimento, porque o conceito é adaptável e pode atender a empresas de pequeno, médio e grande porte.

 

Todos estes incrementos garantem não só o sucesso nos negócios, mas também a fidelização e a satisfação dos clientes. Portanto, as padarias precisam se adaptar a este novo cenário, para que se tornem competitivas e sobrevivam em um mercado cada vez mais exigente.

 

Nesse sentido, inclusive, a Abip realiza pelo país o “Seminário Padaria Conceito” ótima oportunidade para que os empresários panificadores se atualizem quanto ao mercado e às peculiaridades de uma padaria moderna, proporcionando conhecimentos diferenciados, com palestras e até uma maquete da Padaria Conceito.

 

Essa maquete visa apresentar considerações relacionadas à venda de alimentos frescos, variados, de qualidade, prontos para o consumo e ofertados de forma conveniente ao público, o que é uma tendência do setor. Além de mostrar as possibilidades de adaptação da loja, com restaurante, lanchonete, área de conveniência, dentre outros. Essa ação é fruto da busca pela excelência no negócio de panificação, o aumento das vendas e, consequentemente, a lucratividade.

 

 

Márcio Rodrigues – presidente do Instituto Tecnológico ITPC