31/10/2011
A capital do Mato Grosso do Sul, Campo Grande, vai sediar o XXX Congresso da Indústria da Panificação e Confeitaria – CONGREPAN, que será realizado em outubro de 2013. A escolha da cidade foi definida durante o XXIX CONGREPAN, que acaba de se encerrar em Foz do Iguaçu, eleita por 22 votos, em votação da qual participaram os 46 presidentes dos sindicatos e associações de Panificação do Brasil.
“A eleição de Campo Grande não apenas dá sequência ao saudável sistema de alternância de localidades para sediar o evento, como também demonstra um fortalecimento do processo de interiorização da panificação brasileira”, destaca Alexandre Pereira, presidente da Associação Brasileira da Indústria da Panificação e Confeitaria – Abip, promotora do CONGREPAN.
Segundo maior canal de distribuição de alimentos do País, a panificação brasileira é, de fato, um dos grandes motores da economia nacional, de especial importância para cidades e regiões que não integrem as grandes metrópoles.
Com faturamento de R$ 65,3 bilhões (crescimento de 13,7%) sobre o ano anterior, a panificação brasileira é responsável por 758 mil empregos diretos e 1,8 milhão indiretos. E mais de 42 milhões de consumidores freqüentam diariamente as 64 mil empresas brasileiras.
A vitória de Campo Grande foi comemorada por representantes do estado do Mato Grosso do Sul presentes ao evento. “Essa conquista é uma oportunidade para gerar mais riquezas para o estado”, celebrou o presidente da Federação das Indústrias do Mato Grosso do Sul – Fiems, Sergio Longen. “As belezas naturais da região são um grande atrativo, não há dúvida, mas nosso principal diferencial, sem dúvida, é nossa capacidade de firmar parcerias e gerar negócios”.
O presidente do Sindicato das Indústrias de Panificação do Mato Grosso do Sul (Sindepan/MS), Raul Barbosa, de sua parte, informou que o estado está capacitado para enfrentar o desafio de sediar o CONGREPAN. “Estamos preparados para garantir o sucesso do evento e para fazer com que nossa cultura e riquezas naturais sejam apresentadas com destaque”.
Finalmente, o presidente do Sebrae/MS destacou a oportunidade que o evento representa para o desenvolvimento da panificação e da própria economia regional: “O Sebrae já presta consultoria para cerca de 200 padarias só na capital, número que tende a crescer de forma vigorosa a partir da realização do CONGREPAN no estado”, diz ele. “A Panificação brasileira é uma de nossas prioridades e continuará sendo”, finaliza.
Fonte: Comunicação Abip – Alex Branco